Entenda de uma vez o que é economia

Feudalismo – Você tem duas vacas. Seu senhor pega parte do leite para ele.

Socialismo – Você tem duas Vacas. O governo as tira de você e as coloca num curral. Você tem que cuidar de todas as vacas. O governo lhe dá um copo de leite.

Comunismo Russo – Você tem duas vacas. Você tem que cuidar delas, mas o governo fica com o leite todo. Você rouba o leite e vende no mercado negro.

Comunismo Cambojano – Você tem duas vacas. O governo pega as duas e fuzila você, acusando-o de ser um capitalista criminoso.

Ditadura Iraquiana – Você tem duas vacas e é fuzilado por suspeita de serem instrumento do imperialismo americano com o objetivo de contaminar todos os rebanhos do país.

Democracia Britânica – As duas vacas estão loucas, mas a família real mantém as aparências perante a imprensa.

Capitalismo Norte Americano – Você tem duas vacas. Você vende uma delas e compra um touro, que usa para inseminar a outra vaca e também as demais vacas do pedaço (cobrando pela cobertura, naturalmente). Depois, começa a exportar esperma bovino para mercados emergentes.

Democracia Brasileira – Você tem duas vacas,o governo federal traça normas para determinar como você vai poder alimentá-las e quando vai poder tirar leite delas. O Congresso institui o IOL – Imposto sobre a Ordenha do Leite – que abocanha 24,3% do valor da venda sobre seu faturamento – mesmo que você não consiga vender o leite, pois a base tributária incide sobre uma estimativa de produtividade.

O governo estadual, sabendo da existência das duas vacas, institui o ICVDL – Imposto de Circulação de Vacas e Derivados de Leite – com a alíquota de 27,8% calculados sobre o valor das vacas.

Após poucos meses, em acordo entre os governos municipais e estaduais com a benção do governo federal, uma lei proibindo as vacas de andar pela cidade. O desrespeito implicará na multa de US$ 100,00 por vaca por dia de autuação.

Você, cidadão, esmagado pela carga tributária, doa uma vaca para uma instituição de caridade e abate a segunda, oferecendo um churrasco para amigos e vizinhos.

Entenderam crianças? 🙂


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: